Espécie: Pithecolobium
Idade: 5 anos
Altura do Bonsai: 31 cm (vaso e planta)
Origem: Brasil
Características: Árvore nativa do Brasil com troncos e galhos que possuem uma coloração verde no início e depois mudam para um tom de cinza, fazendo com que ela fique com um visual bem antigo em pouco tempo. Pode chegar a medir até 12 metros de altura. Possui folhas compostas, que se fecham à noite, ou quando sofrem uma grande perda hídrica. O Pithecolobium é uma planta com características excelentes para ser cultivada como bonsai. Sua brotação é intensa e extremamente rápida, proporcionando uma copa densa com facilidade. Sua alta resistência e suas características físicas como seu tronco com aspecto "marmorizado", suas folhas muito pequenas e sua floração delicada são os atrativos desta espécie.
Ambiente: O local ideal de cultivo são os ambientes externos, podendo ser cultivado tanto à meia sombra quanto a pleno sol. Pode passar curtos períodos no interior, próximo a uma janela, em local bem arejado e iluminado. Sempre indicamos que o bonsai precisa de no mínimo de 2 a 4 horas de sol diárias, para fazer a sua fotossíntese.
Rega: Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado, durante o verão o cuidado com a água deve ser redobrado. Nos dias quentes ou com bastante vento é aconselhável regar duas vezes. Lembrando que a rega deve ser feita até a água começar a escoar pelo fundo do vaso.
Poda: Efetuada durante todo o ano, pode os galhos que saem fora da copa para manter o seu formato original, ou como o proprietário da planta preferir. Cuidado com os espinhos que podem aparecer no decorrer do galho que será podado.
Adubação: A melhor época para adubar é no começo da primavera. Usando adubo orgânico, intercalando com osmocote (adubo químico). Todos estes adubos você também encontra em nossa loja física e virtual.
Transplante: Mudar o substrato de 2 em 2 anos no começo da primavera. O corte das raízes deve ser pelo menos 1/3. Não adubar nas 4 semanas seguintes (somente com enraizador). Deixar o bonsai em meia sombra e regar apenas quando o substrato estiver parcialmente seco na superfície.
Aramação: Procurar enrolar o arame cuidadosamente deixando-o ligeiramente folgado. Tomar cuidado para que o arame não estrangule o galho. Recomenda-se que se utilize as técnicas de aramação somente quando as outras técnicas de condução já tiverem sido aplicadas. Os arames deverão ser mantidos por até 4 meses.
Fotos reais da planta. Nossa loja não trabalha com anúncios de plantas com fotos meramente ilustrativas. Pronta entrega e envio imediato. A Bonsaiterapia agradece a preferência de vocês clientes.